dimanche 18 janvier 2009

CONCÍLIOS ECUMÊNICOS

OS CONCÍLIOS SÃO REUNIÕES EM QUE OS LÍDEReS CATÓLICOS SE REUNEM PARA DISCUTIR PONTOS DOUTRINÁRIOS DE FÉ E MORAL. SUA HISTÓRIA É LONGA, O PRIMEIRO CONCÍLIO CONSIDERADO CATÓLICO FOI O DE NICÉIA DATADO DE 325 D.C..

APESAR DE QUE, QUANDO O CRISTIANISMO ESTAVA PURO FOI FEITO UM CONCÍLIO EM JERUSALÉM CONTANDO COM A PRESENÇA DOS APOSTÓLOS PARA DISCUTIR ASSUNTOS JUDAICOS-CRISTÃOS.

NESTA LISTA CITAREMOS A DATA E O LOCAL DOS CONCÍLIOS E SUAS DECISÕES PRINCIPAIS.


CONCÍCLIO DE NICÉIA ( 325)

CONDENOU AS IDÉAIS DE ARIO ( ARIANISMO) ESTE COMBATEU A DIVINDADE DE JESUS







CONCÍCIO DE CONSTANTINOPLA I ( 381)

CONFIRMA AS DECISÕES DO CONCÍLIO ANTERIOR E RECONHECE A IGUALDADE DO ESPÍRITO SANTO COM AS OUTRAS DUAS PESSOAS DA TRINDADE, É COMBATIDA AS IDÉIAS DE APOLINÁRIO ( APOLINARIANISMO )

CONCILIO DE ÉFESO ( 431 DC.)

ESTE CONCÍLIO RESOLVE UMA CONTROVÉRSIA, SÓ QUE INTRODUZ UMA HERESIA QUE DIZ SER MARIA A MÃE DE DEUS, O BISPO DE CONSTANTINOPLA, NESTÓRIO, APESAR DE COMBATER ESTA HERESIA NÃO CONSEGUIU IMPEDI-LA DE ENTRAR NA IGREJA ( ESTA CONTROVÉRSIA SE DENOMINA "nestoriana")

CONCÍLIO DE CALCEDÔNIA ( 431 DC)

CONVOCADO PARA RESOLVER A CONTROVÉRSIA "eutiquiana" QUE RECONHECEU A VERDADEIRA DOUTRINA DA TEANTROPIA DE JESUS ( ADMITIDA A EXISTÊNCIA DE DUAS NATUREZA EM JESUS CRISTO, UMA DIVINA E OUTRA HUMANA).

CONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA II ( 553 DC)

ACABA COM A CONTROVÉRSIA "monofisistas" E CONFIRMA A EXCOMUNHÃO DE NESTÓRIO.


CONCÍLIO DFE CONSTANTINOPLA III( 680 DC)

É CONDENADO O MONOTELISMO, DOUTRINA QUE AFIRMA HAVER EM CRISTO UMA ÚNICA VONTADE A DIVINA, ABSORVENDO A HUMANA.

CONCÍLIO DE NÍCEIA ( 787 DC)

OUTRA BRUTAL HERESIA É ACATADA COMO VERDADE E ASSIM É ADMITIDO O CULTO DAS IMAGENS

CONCÍLIO CONSTANTINOPLA IV ( 869 DC)

O PATRIARCA FÓCIO É EXCOMUNGADO PORQUE FEZ GRANDES DENÚNICAS AO PAPA E A IGREJA OCIDENTAL, AQUI OCORRE O CISMA FINAL ENTRE OCIDENTE E ORIENTE. DAQUI EM DIANTE OS CINCÍLIOS SÃO APENAS FORMADOS PELA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA E A IGREJA ORIENTAL FICA CONHECIDA COMO IGREJA CATÓLICA ORTODOXA GREGA.

CONCÍLIO DE LATRÃO ( 1123 DC)

DETERMINA A PROIBIÇÃO DA SIMONIA, ISTO É, A VENDA DE COISAS ESPIRITUAIS E SAGRADAS COMO SACRAMENTOS, DIGNIDADES E BENEFÍCIOS ECLESIÁSTICO. TAMBÉM FICA DECIDIDO QUE OS BISPOS SERIAM NOMEADOS PELOS PAPAS.

CONCILIO DE LATRÃO II ( 1139 DC)

O CELIBATO TORNA-SE OBRIGATÓRIO PARA O CLERO. É REALIZADO ALGUNS ESFORÇOS PARA REMEDIAR O CISMA ENTRE O ORIENTE E O OCIDENTE.

CONCÍLIO LATRÃO III ( 1179 DC)

FAZ VIGORAR AS LEIS ECLESIÁSTICAS E DETERMINA LEIS ACERCA DA ELEIÇÃO PAPAL E NOMEAÇÃO DOS BISPOS.

CONCÍLIO VERONA ( 1184 DC)

É CRIADO O SANTO OFÍCIO DA INQUISIÇÃO

CONCÍLIO DE LATRÃO IV ( 1215 DC)

O PAPA INOCÊNCIO III ESTABELECE A OBRIGATORIEDADE DA CONFISSÃO E PÁSCOAS ANUAIS PARA TODOS OS CRISTÃOS, É OFICIALIZADA A TRANSUBSTANCIAÇÃO.

CONCÍLIO DE LIÃO ( 1245 DC)

CONVOCADO PARA RESOLVER CONTENDA COM O IMPERADOR ROMANO-GERMÂNICO, FREDERICO II, E ACABA SENDO DEPOSTO POR DECISÃO DO CONCÍLIO.

CONCÍLIO LIÃO II ( 1274 DC)

SÃO FEITAS TENTATIVAS DE RECONCILIAR AS IGREJAS ORIENTAIS. É APROVADA A LEI "ubi periculum" COM NOVAS ORIENTAÇÕES PARA A ELEIÇÃO PAPAL.

CONCÍLIO DE VIENA ( 1311 DC)

SUPRIMIU A ORDEM DOS TEMPLÁRIOS

CONCÍLIO DE CONSTANÇA ( 1414-1418)

CONDENOU AS IDÉIAS DE JAN HUSS E O QUEIMOU VIVO, BAIXA O DECRETO SACROSSANCTA DETERMINANDO A SUPREMACIA DO CONCÍLIO SOBRE O PAPA.

CONCÍLIO DE BASILÉIA ( 1431-1495 DC)

É TENTANDO MAIS UMA VEZ UMA APROXIMAÇÃO COM A IGREJA ORTODOXA.

CONCÍLIO DE LATRÃO V ( 1512-1517 DC)

A IGREJA CATÓLICA LUTA PORREFORMA E É NESTE CONCÍLIO QUE É DECLARADA A IMORTALIDADE DA ALMA E É DESARMADO O CONCÍLIO CISMÁTICO DE PISA.

CONCÍLIO DE TRENTO ( 1545 - 1563 DC)

FICOU CONHECIDO COMO O CONCÍLIO DA CONTRA-REFORMA PARA NEUTRALIZAR O PROTESTANTISMO, FOI FEITO PRONUNCIAMENTO SOBRE AS DOUTRINAS DOS GRANDES REFORMADORES.

CONCÍLIO DO VATICANO I ( 1869 A 1870 DC)

PROCLAMOU A INFABILIDADE DO PAPA E DEFINE A EXTENSÃO DO PODER DO PRIMADO PAPAL.

CONCÍLIO DO VATICANO II ( 1962 A 1965 DC)

FEITAS VÁRIAS REFORMAS NA IGREJA, FOI ABORDADO AS VÁRIAS VINCULAÇÕES ENTRE DIVERSOS RAMOS DA FÉ E SUA RELAÇÕES COM A SOCIEDADE SECULAR E COM INSTITUIÇÕES NÃO-CRISTÃS, AVANÇANDO EM DIREÇÃO A UMA POSIÇÃO ECUMÊNICA..

Aucun commentaire:

Enregistrer un commentaire