O texto abaixo se trata de um aula da Universidade Metropolitana de Santos sobre as Ordens Mendicantes. Este texto é de produção acadêmica, não se trata de um ataque protestante ao catolicismo. Mas como todos sabem, as Ordens Mendicantes se desviaram dos seus princípios de pobrezas e se tornaram em instituições ricas. Infelizmente na história da religião, homens perversos não perdem a oportunidade de tirar proveitos materiais das pessoas de boa-fé. A história da Igreja Católica é uma história de exploradores da fé dos ingênuos. (Por escriba: Valdemir Mota de Menezes)
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As ordens Mendicantes
Na aula de hoje você irá conhecer as chamadas ordens
mendicantes, a dos franciscanos e dos dominicanos, organizações
da Igreja que pregavam a pobreza e a vida sustentadas
por esmolas.
atitude religiosa. Aos poucos a mentalidade foi mudando.
Entre o povo, especialmente, entre os mais humildes, crescia
a necessidade de um Deus mais misericordioso e consolador, uma
divindade com quem o povo pudesse falar diretamente. Tal mudança
faria
diminuir um pouco a intermediação da Igreja no contato com Deus.
Além disso, o fausto, a riqueza e a corrupção da Igreja eram
criticados,
numa contraposição com a pobreza evangélica, sendo muito citado o
apóstolo Matheus, XIX,21, “Disse-lhe Jesus: Se queres ser
perfeito, vai,
vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no
céu”
Nesse contexto, dentro do clero, surgem movimentos de retorno à
pureza
e castidade extremada. Alguns desses movimentos passaram a se
comunicar
com o povo por intermédio da língua vulgar, obtendo adesões. Parte
desses movimentos deu origem a heresias.
São Domingos e seus companheiros usaram a pregação e o exemplo
de vida como uma forma de combater a heresia, vivendo de maneira
disciplinadamente austera e cheia de privações. Com o tempo a
ordem
assumiu a personalidade de São Domingos que é marcada pela
imposição
de sua profunda convicção levada à extrema rigorosidade: não por
acaso
muitos dominicanos comandaram por um período o combate aos hereges
A segunda ordem mendicante a dos Franciscanos, extremamente
importante
pela popularidade de São Francisco de Assis. Os ideais buscados
por São Francisco eram a pobreza e a humildade , além do amor à
vida
Em seus sermões, São Francisco afirma
dos animais e das pessoas, pois ele via a participação de Deus em
tudo:
“o seu panteísmo protestou contra o dualismo cristão” Comparado à
São
Domingos, ele é um exemplo de humildade, sua trajetória mais
comovedora
e mais tolerante.
“Não temais por vos verdes pequeninos e
sem
letras: com simplicidade e confiança
anunciai a penitencia... encontrareis, e em maior
numero, sem fé, orgulhosos, blasfemos, e
esses [desprezarão] a vos e as vossas palavras
e cobrir-vos-ão de injurias. Sofrei-o com
paciência e humildade”. E sobre a pobreza no
sermão da pobreza “Ser pobre, segundo o
evangelho, não e somente cada um obrigar-se
a fazer o que faz o ultimo dos escravos; é
fazê-lo com a alma e o espírito do senhor”.(LIMA,
A. B. G. São Francisco. Rio de Janeiro:
,1973, p :134)
Como o ideal de pobreza não pode ser creditado somente a São
Francisco
ou a Santo Domingos, você deve estar se questionando porque eles
não
foram perseguidos e acusados de heresia? A resposta é que essas
ordens
foram enquadradas pela hierarquia da Igreja Católica, ainda que
aos poucos:
São Domingos se estabeleceu em Roma em 1217 e os franciscanos a
partir de 1227, depois da morte de São Francisco.
O papa Inocêncio III aceitou a ordem franciscana e a dominicana
porque
elas estão perfeitamente encaixadas com o ideal de reconquista espiritual:
A aceitação decorreu também do fato de que as ordens não foram um
movimento de revolta, a sua ação e o discurso de seus monges não
continham
qualquer critica direta ao papel de primazia da Igreja Católica .
Embora
fosse inegavelmente uma contestação às doutrinas da Igreja, elas
só
se tornariam um perigo real e, conseqüentemente, haveria
necessidade
de perseguição, à medida que elas não se submetessem à hierarquia
da
igreja.
Assim São Francisco foi visto como salvador da fé por Inocêncio
III ao
tornar a religião mais popular e menos clerical e se submeter à
hierarquia
da Igreja. O papa teria tido um sonho com ele em que ele salva a
Igreja
— sonho que foi imortalizado no quadro famoso de Giotto.
Porém a ordem franciscana não manteve para sempre o ideal de
pobreza.
Após a morte de São Francisco a ordem restringiu a pobreza aos
frades e
não à ordem em si, caminho seguido também pelos dominicanos.
Tornaram-
se, então, muito ricas, devido a inúmeras doações, e acabaram por
se
transformar em excelentes mecenas . A arte passou a ser usada
“ para exaltar dignamente essas grandes
figuras (novos
santos), para melhor consolidar a sua fé,
para
acabar de reunir os fieis, lutando contra
a libertinagem
e a heresia...admitindo-se cada vez mais,
na igreja, o
luxo e a magnificência da decoração...” .
Os franciscanos que não aceitaram essa nova fase se desligaram da
ordem
e foram taxados de hereges, são os chamados fratticceli.
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