O conteúdo abaixo faz parte do Curso de Licenciatura em história pela Universidade Metropolitana de Santos, onde o escriba Valdemir Mota de Menezes estudou História.
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Em
um primeiro momento você deve ficar espantado com o tamanho e
magnificência
das catedrais se comparadas não só à pobreza mais ou menos
constante
da economia medieval, mas também às dificuldades tecnológicas.
Quanto
ao investimento financeiro, vale lembrar, o papel e o poder
da Igreja,
ARTE ROMÂNICA
A
arte românica surge no século XI, basicamente como expressão do
mundo
rural e financiada pelos senhores feudais. Do ponto de vista da
construção,
no estilo românico, as igrejas possuíam paredes extremamente
grossas,
com pequenas janelas e pouca luz.. As paredes grossas também
serviam,
em parte, para o apoio ao teto - ainda que nesse período já
ocorresse
a utilização de arcos de descarga e do contraforte, um reforço
externo que já permitia um aumento do número de fieis
no recinto.
A
catedral de São Tiago de Compostela na Espanha é um exemplo importante
porque
faz parte de uma rota de peregrinação tradicional (a do apóstolo
Tiago).
O edifício é maior que
o
de costume, conseguindo reunir
um
grande número de fiéis. Dessa
maneira
a catedral era capaz de organizar
as
massas em uma estrutura
chamada
deambulatorio, em que
ficavam
expostas as relíquias. Essa
catedral
é importante pois o estilo
românico
estava mais adaptado
ao
período de guerra e invasões:
arquitetonicamente
e simbolicamente
a
igreja parecia mais uma
fortaleza
contra a ameaça externa
—na
Espanha essa ameaça era representada
pelos muçulmanos.
ESTILO GÓTICO
Por sua vez, o estilo gótico foi expressão da cidade, tendo
inclusive sido
sede de reuniões de confrarias e corporações, por exemplo. Do
ponto de
vista da construção, o estilo gótico nasceu arquitetura da romana,
a partir
do século XII, fazendo uso intensivo dos arcobotantes — estruturas
de
suporte fora do edifício. As paredes não precisavam ser tão
grossas, o
que possibilitava a construção de catedrais maiores e mais altas,
verticalizadas,
em oposição as horizontalizadas igrejas romanas. As paredes
mais finas também facilitaram a construção de janelas, permitindo
muito
mais luminosidade. As catedrais góticas se encheram de vitrais. Os
vitrais
tornaram-se um dos maiores símbolos da mudança representada pela
substituição do estilo romântico pelo gótico, pois permitiram a
entrada da
luz nas igrejas. um símbolo de Deus: “a luz, a perpétua irradiação
do Deus
luz derramada sobre as criaturas em que imperceptivelmente se
reúne a
matéria e o espírito. É a gloria do vitral”
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